Learn More

 

O que é STEM?


   STEM é a sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português). A ideia original é unir conhecimentos dessas quatro áreas em torno da construção de algo que resolve o desafio proposto. Na prática, o STEM funciona em forma de oficinas criativas para que os estudantes, reunidos em grupos, possam resolver algum desafio de maneira prática. O ensino e a aprendizagem STEM carrega consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto dessas disciplinas no mundo. Um dos grandes objetivos desse modelo de ensino é preparar estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã. No contexto educacional, o termo STEM hoje tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado.

 

ROBÓTICA


Experiências lúdicas de aprendizagem que permitem que todo aluno atinja o sucesso.

 

 


LEGO® EDUCATION


EDUCAÇÃO INFANTIL


   A LEGO® Education fornece um conteúdo STEM curricular contínuo importante para a vida diária dos alunos e contextualizado com o mundo real, além de ser expansível para os professores. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, o conteúdo é desenvolvido por uma equipe completa de educadores e especialistas em educação. Oferecemos recursos para o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, assim como recursos educacionais para Linguagem.
“ Todas as crianças merecem uma educação científica que promova o questionamento e desperte a alegria da descoberta”.
  Nossa abordagem à aprendizagem baseia-se em uma estrutura que encoraja os alunos a serem investigativos e a explorarem enquanto constroem o seu conhecimento e entendimento. Os alunos são encorajados a colaborar em tarefas de resolução de problemas com várias soluções possíveis, facilitadas por seus professores, que proporcionam desafios e permitem que haja fluidez neste processo.

 


ENSINO FUNDAMENTAL I

 


   A LEGO® Education possibilita que cada aluno seja bem-sucedido no Ensino Fundamental, por meio de soluções de STEM práticas, apoiando os professores conforme eles constroem as bases para que os alunos se tornem aprendizes empenhados e resilientes.
Com as nossas experiências lúdicas de aprendizagem para Linguagem, Ciências, Tecnologia, Engenharia e resolução de problemas matemáticos, os alunos não só aprendem os conteúdos de forma mais eficaz, mas também melhoram suas habilidades de colaboração, comunicação, criatividade e resolução de problemas.
  Com projetos que fazem referência a questões do cotidiano, incluindo engenharia, tecnologia e programação, os alunos experimentam como a ciência ganha vida. O WeDo 2.0 constrói a autoconfiança dos alunos para que façam perguntas, definam problemas e projetem suas próprias soluções, colocando a descoberta em suas mãos e em suas mentes.
   LEGO® Education WeDo 2.0 dá vida à ciência do Ensino Fundamental. A solução única combina os blocos LEGO®, o software de fácil utilização em sala de aula, uma motivação intrínseca, os projetos correlacionados com as orientações curriculares nacionais e o desejo de todos os alunos de descobrirem o que está à sua volta. Com o WeDo 2.0, os alunos explorarão, criarão e compartilharão suas descobertas científicas conforme constroem, programam e modificam projetos. Conforme colaboram entre si, eles empenham-se profundamente nas Ciências, na Engenharia, na Tecnologia e na Comunicação, criando uma paixão pela experimentação e pela pesquisa. Os professores são bem apoiados por formações, material curricular e avaliações incorporadas. O resultado: um recurso que constrói a autoconfiança dos alunos para que façam perguntas, definam problemas e projetem suas próprias soluções, colocando a descoberta em suas mãos.

 

WeDo 2.0

 O WeDo 2.0 consolida o entendimento dos alunos em práticas de Ciências e Engenharia, incluindo a elaboração de perguntas e resolução de problemas, modelagem, prototipagem, investigação, análise e interpretação de dados, pensamento computacional, criação de evidências baseadas em argumentos e obtenção, avaliação e comunicação de informações. Os alunos desenvolvem competências por meio de projetos investigativos sobre tópicos científicos fundamentais, tais como ciências físicas, ciências da vida, ciências da terra e do espaço, engenharia, tecnologia e aplicações da ciência, tudo ao mesmo tempo em que integram o uso de ferramentas digitais importantes para melhorar as habilidades do pensamento computacional

 

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

 


   A LEGO® Education permite que cada aluno atinja o sucesso no Ensino Fundamental II, por meio de atividades baseadas em assuntos da vida real e criações físicas e digitais de STEM, apoiando professores do Ensino Fundamental com soluções para STEM relevantes ao currículo, efetivas e estruturadas. Estas soluções possibilitam que todos os alunos construam seu próprio entendimento sobre assuntos desafiadores, encorajando-os a desenvolver o pensamento crítico, expandir suas ideias e fazer suas próprias criações por meio de experiências lúdicas de aprendizagem.
   Desperte o interesse dos alunos e dê energia à aprendizagem por meio da resolução de problemas baseados em situações do cotidiano a partir de conteúdos da Robótica, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O LEGO® MINDSTORMS® Education traz uma abordagem investigativa por meio de uma solução de ensino abrangente e inspiradora, direcionada a alunos com mais de 10 anos, e que ajuda todos os alunos a alcançarem seus objetivos curriculares.
   Baseado numa tecnologia robótica de fácil utilização e no Conjunto Principal EV3, o LEGO MINDSTORMS Education EV3 oferece tudo que os professores precisam para começar a trabalhar em sala de aula, incluindo os blocos de construção LEGO® e o hardware, o software de registro de dados e programação, o material de ensino pronto para o aluno.
   O LEGO MINDSTORMS Education EV3 motiva os alunos a desenvolverem, construírem e programarem robôs usando motores, sensores, engrenagens, rodas, eixos e outros componentes, para que tenham uma melhor compreensão de como a tecnologia funciona nas aplicações da vida real. A solução permite que os alunos entendam e interpretem desenhos bidimensionais para a criação de modelos tridimensionais; construam, testem, resolvam problemas e revejam projetos; apliquem conceitos de matemática e ciências em aplicações da vida real; e dominem funções de programação e registro de dados.

 

CAMPEONATOS DE ROBÓTICA

 

Conheça os campeonatos de robótica acessando os links abaixo:

 

http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/first-lego-league-brasil/

 

https://www.torneiobrasilderobotica.com.br/videos

 

Fontes:
https://novaescola.org.br/conteudo/11683/o-que-e-o-stem-e-como-ele-pode-melhorar-a-sua-aula
https://www.legobrasil.com.br/lego-education
https://legoeducationstore.mcassab.com.br/
https://legoeducation.mcassab.com.br/wp-content/uploads/2018/11/CatEnsFundamentalIIeMedio.pdf

©Copyright LEGO® Brasil 2018. Todos os direitos reservados. Os logos LEGO®, DUPLO, LEGENDS OF CHIMA, MINDSTORMS, STEAM PARK, WEDO 2.0, as configurações das peças e dos pinos e as minifiguras são marcas do Grupo LEGO®. Todos os diretos são reservados.

  • Simple Item 6
  • Simple Item 7
  • Simple Item 5
  • Simple Item 4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4